Quem sou eu

Minha foto
Patos de Minas, Minas Gerais, Brazil
Sou um jovem formado em Informática , Paulistano erradicado no Rio de Janeiro desde os 6 anos de idade,adorador de politica, música, futebol...Ser indignado com a desigualdade social deste país, Morador de Patos de Minas MG Flamenguista Apaixonado e Militante Político, Empresário (ufa!) Brasileiro.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Porque o PT?


Caros amigos;


Mais um post desta vez explicando o porque de um jovem militante estudantil escolher defender a estrela de um partido politico cheio de controvérsias e qualidades?

Bom, o primeiro motivo é justamente esse, é um partido totalmente democrático, onde minhas opiniões são respeitadas, ou seja, divergências ideológicas abertas, disputas nas bases, através de discussões pautadas pela transparência e participação de todos, isso para um jovem com pensamentos revolucionários, socialistas, e de esquerda é um prato cheio.

Minha identificação com o Partido dos Trabalhadores se estende a um patamar muito maior, pois o PT incentiva a luta nas classes sociais, Movimento Estudantil, CUT, MST, ou seja, é o partido que mais está próximo de nós, simples mortais, brasileiros trabalhadores, estudantes, donas de casa...

Mais nem tudo são flores, pois , na minha concepção, o Partido durante esse governo se fortaleceu perante as classes dominantes, e infelizmente os favoreceu de uma forma ou de outra, retirando nossa esperança de ver uma distribuição de renda mais justa.

A passividade do nosso Presidente também me incomoda, pois cabe a ele ser mais enérgico com companheiros corruptos ('' verdadeiros pilantras diga-se de passagem") que são traidores do projeto politico que o partido defende.

Quero ver o PT socialista, com politicas voltadas pra educação, e combatendo a corrupção interna e externa. Quero ver um partido de base, do povo brasileiro e não de banqueiros e empresários mau carater.

Acredito que só conseguiremos mudar a politica corrupta e capitalista que existe hoje não nos omitindo, as mudanças tem que vir de dentro, ou seja, não reclame apenas, participe e mude você mesmo a realidade, não seremos nunca passivos de nossas responsabilidades como algumas vezes nosso Presidente faz... Filia-se ao Partido dos Trabalhadores!


Um forte abraço e aceito sugestões e criticas, além de discordâncias... PAZ!


Um grande abraço e até a proxima!!!


Erick da Silva





Tel :0xx21 86898756.






quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Movimento Estudantil? o que é?Como participo?





Caros Amigos

Neste segundo post vou esclarecer dentro de uma visão ampla o que é o movimento estudantil, o que ele representa hoje no movimento social brasileiro, sua estrutura de organização e como você pode participar.




O que é Movimento Estudantil?

Parte integrante dos movimentos sociais brasileiros, é a organização dos estudantes em prol de um objectivo comum, em busca de melhores condições de ensino e por uma Educação de qualidade. Uma história de conquistas e de lutas que se confunde com a história política brasileira travando batalhas como a ditadura militar e o impeachment do presidente Collor.
O Movimento Estudantil tem um papel de extrema importância e de liderança junto com os outros segmentos como o MST ( Movimento dos Sem Terra, A CUT ( Central Única dos Trabalhadores), Sindicatos, etc... e cada vem se fortalecendo mais no cenário popular brasileiro.
quer saber mais? Acesse:


http://www.une.org.br/

Estrutura de organização:
Hoje o M . E tem começa por uma estrutura de base composta pelos Centros Acadêmicos nas Instituições de Ensino Superior, e os Grêmios Estudantis nas escolas secundaristas.

Centros Acadêmicos - CA's: Entidades estudantis que representam os direitos dos estudantes de um curso determinado e específico nas entidades de ensino superior. Ex: CA do Curso de Direito, CA do curso de Administração,etc...

Grêmios Estudantis: Entidades estudantis de base que representam os alunos de uma escola secundarista, sendo agente fiscalizador da escola, contribuindo para a melhora na qualidade de ensino, além de incentivar a luta de direitos dos estudantes em geral e atividades Cientifico-culturais-desportivas.
Essas duas entidades formam a base de sustentação de todo o M.E, pois são as primeiras experiências de um estudante no convívio com a luta diária em torno de um ideal coletivo, ajudando assim a formar novos quadros de militância.

Diretório Central dos Estudantes - DCE's: O Diretório Central dos Estudantes é a entidade representativa dos estudantes dentro e fora da faculdade, totalmente autônoma e plural. Seu objetivo é ser a Voz e lutar pelos interesses coletivos dos estudantes universitários . Para uma maior compreensão são o sindicato dos Alunos , enfim representantes.

União Estadual dos Estudantes - UEE's : Entidades Estudantis que organizam os DCEs e os CAs para as lutas de interesse de todos os estudantes universitários do estado, tais como: Passeatas, Passe livre,etc...

União Nacional dos Estudantes - UNE: Entidade máxima do estudante universitário brasileiro, aglomera todas as entidades estudantis de base, e é patrimonio do povo brasileiro.
tem por objetivo centralizar as lutas, incentivar os estudantes do país através de campanhas e passeatas, organizar todo o processo de conjuntura politica do movimento.

Como posso participar?

Primeiramente tendo espírito de luta por uma escola ou universidade melhor para todos, depois através de engajamento em um dessas entidades citadas acima, monte o CA do seu curso, reivindicando aquilo que é de interesse dos estudantes de sua instituição ou escola, concientizando os alunos da importância de estarem juntos nas melhorias da educação. Monte o grêmio estudantil de seu colégio, chame a galera pro debate, o que falta pra melhorar a vida dos alunos, mais professores, um comida melhor, limpeza... etc... cobrem da direção o bom uso do dinheiro público... se for de instituição privada ( e isso se aplica também para os universitários) cobrem a planilha de gastos que é seu direito, lute por uma mensalidade justa, contra os abusos das mantenedoras... etc... Lute e já estará participando do movimento estudantil. Acompanhe também as lutas fora de sua instituição, acompanhe a jornada de luta da UNE, das UEE's de cada estado, procure-os e se oriente de como pode ajudar... Procure ir nos congressos de estudantes ( que são muito enriquecedores e são o fórum máximo de deliberações do Movimento Estudantil).


Um grande abraço e até a proxima!!!

Erick da Silva

Contatos :

erickpt1@hotmail.com - MSN
erickpt1@gmail.com - E-mail


segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Inicia-se um novo ciclo!


Caros amigos;




O primeiro blog pessoal agente nunca esquece... pois é ... resolvi colocar esse desabafo para que todos os meus amigos e pessoas do mundo inteiro possam entender um pouco do cotidiano de alguem que busca a justiça dentro dos movimentos sociais brasileiros, afinal, vejo muita injustiça no proprio movimento social, jogo de interesses pessoais, falta de lealdade e planejamento. Neste primeiro post gostaria de passar de forma geral o que sou e o quais mensagens quero propagar, o intuito deste blog.


Erick da Silva, Brasileiro, 21 anos de idade, moro no bairro de Cosmos , zona oeste e periferia da cidade do Rio de Janeiro. Estudante do 4° periodo do curso Tecnológo em Processamento de Dados nas Faculdades Integradas Simonsen, Padre Miguel Rio de Janeiro. Sou militante estudantil desde os 14 anos de idade sendo presidente do Grêmio Estudantil do meu colégio da 7ª série do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio.Neste período aprendi a lutar pelos direitos dos estudantes e a importância de pensar no coletivo, coisa que é rara hoje em dia.


Consegui com muito custo, igual a grande maioria de estudantes pobres brasileiros, ingressar numa faculdade privada,trabalhando para pagar com dignidade as mensalidades monstruosas de um faculdade que se diz "Filantrópica" ( que piada, está mais pra "Pilantrópica") . Fazer movimento estudantil nestas instituições meu amigo, é enfrentar a ditadura capitalista em pleno seculo XXI! Mais somos guerreiros e não desistimos de buscar nossos direitos e conscientizar os alunos de buscar seus direitos de consumidor e de estudante brasileiro.


Militante do Partido dos Trabalhadores a bastante tempo, porém vou me filiar agora, pois só agora me sinto amadurecido a ponto de ajudar a transformar um partido, trazendo-o de volta as origens e buscando um novo rumo na politica social do Brasil.


Venho aqui mostrar toda minha indignação, todas as minhas sugestões, todas as minhas críticas, todas as minhas alegrias e tristezas. um elo de ligação com você que gosta de debater.


Obrigado a todos, Erick.


Movimento Reviravolta Juventude do PT;

Vice- Presidente DCE (Diretório Central dos Estudantes) Henfil Simonsen

Diretor Zonal Região dos Lagos da União Estadual dos Estudantes UEE - RJ.




Telefone: 86898756/24094456.